sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Não percam!!! Sub pop ópera dos Mendigos!!!



Espetáculo teatral sob direção do nosso querido professor e coordenador da escola de teatro Celso Correia Lopes e direção musical de Reinaldo Sanches estreia em São Bernardo do Campo!!! Inspirida no Ópera dos Mendigos de John Gay, a Sub pop Ópera dos Mendigos conta com um elenco de mais de 20 atores e atrizes, vários deles ex-alunos da Fundação...

Não deixe de prestigiar!!!

Inspirado na obra A Ópera dos Mendigos de John Gay
com o Maravilhoso Escritório Teatral

Texto | Celso Correia Lopes
Direção Musical | Reinaldo Sanches
Direção Geral | Celso Correia Lopes e Reinaldo Sanches

Dias 04 e 05 de novembro (sexta e sábado), às 21h
Dia 06 de novembro (domingo), às 19h

Teatro Municipal Lauro Gomes
Rua Helena Jacquey, 171, Rudge Ramos
São Bernardo do Campo
Info - 4368-3483

Entrada Franca
Indicação | 16 anos

Elenco:
Aleksandro de Oliveira
Angelo Nunes
Caio Merseguel
Carlos Lobão
Celso Correia Lopes
Ellen Nicole
Felipe Jóia
Felipe Scalzaretto
Gabriela Pompermayer
Gina Soares
Julia Iamnhuque
Junior Docini
Luciana Castellano
Marcos Lanza
Michele Narcizo
Nayara Meneghelli
Paula Venancio
Roberta Giotto
Rosana Rox
Tatiana Rodrigues
Tiago Cuzzyboy
Victor Merseguel
Welton Motta

Músicos:
Adriano Bini – guitarra / violão
Fabio Mosca - percussão
Leo - bateria
Rafael Nakazato – baixo acústico
Reinaldo Sanches - piano

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Ascensão sem queda do processo de Mahagonny - uma despedida.


  "E aí? O que você achou de hoje?" Essa era a pergunta mais ouvida nos camarins após cada apresentação de Ascensão e queda da cidade de Mahagonny, feita pelo pessoal da turma 45. E em cada noite, cada um tinha uma resposta diferente pra essa pergunta. Uns falavam mais, outros menos, uns eram mais críticos, outros mais brandos. No entanto, nesse último sábado, dia 22 de outubro, essa pergunta não foi feita... A única coisa que se podia perceber no semblante de todos aqueles que, de alguma forma, participaram do processo Mahagonny era uma precoce, mas inevitável, saudade que, nos olhos dos mais sensíveis, se expressava por meio de lágrimas e, nos rostos dos mais contidos, surgia na forma de um sorriso que parecia dizer "estou aqui apenas, como um ator, representando a nostalgia que está atrasada" ou então "sou a melhor forma que meu portador encontrou para dizer: obrigado por tudo, sentirei saudades!". Pois é... O cenário era desmontado pela última vez, a maquiagem era removida pela última vez, o destino dos figurinos eram decididos já que não voltariam para o cabide a fim de serem reutilizados na apresentação seguinte. Enfim, tudo o que era feito, deixava de ser uma simples ação do cotidiano daquele processo e se convertia numa espécie de ritual de finalização - e, por que não dizer, de passagem, uma vez que, ao mesmo tempo que algo chegava ao seu fim, o vislumbramento de novos caminhos, de novos processos, já batia às portas da consciencia daquelas pessoas que há mais de três anos haviam decidido ingressar em um curso de formação de atores e atrizes e agora se aproximavam de seu fim. E, a partir de toda essa experiencia, várias são as questões que irrompem do pântano das inquietações...

O que é estar "formado"?
O que muda, afinal?
Sou, agora, um ator?
O que faço com tudo isso?
Valeu a pena?

Obviamente, esperar que transformações bruscas e imediatas venham à tona só porque se chegou ao fim de um ciclo é pura ingenuidade quando se leva em conta que, numa perspectiva fractal, esse ciclo nada mais é do que uma ínfima parte num processo muito maior chamado vida. Mas, reflexões existenciais a parte, e nesse momento, como orgulhoso integrante da turma 45, posso dizer que "nos apaixonamos e desapaixonamos várias vezes" por tudo e todos e que, acima de tudo, aprendemos pra cacete com todas as experiências que atravessamos - ou seria, que nos atravessaram? Enfim... (e mais "enfim" do que nunca):

Meus sinceros agradecimentos por tudo o que vocês me proporcionaram. Inevitavelmente, levarei todos comigo!
Desde já, saudades

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Encontros - Warde Marx e Bertolt Brecht na Fundação

Você sabia que o curso de teatro da FASCS só tornou-se profissionalizante em 1986? E que naquela época o curso só durava dois anos? Pois é... E ainda: Você sabia que o professor Warde Marx foi da primeira turma de teatro profissionalizante da Fundação das Artes e que este foi também o primeiro ex-aluno a se tornar professor da escola, em 1990, lecionando na matéria de História do Teatro Brasileiro? Pois é... E tem mais: Alguém consegue imaginar de que autor era o texto que a turma do Warde escolheu para montar no 3º período? Vou dar uma dica: era um alemãozinho "muito do envocado"... Pois é... Ele mesmo: Bertolt Brecht. E não foi uma peça só não. A Turma 01 do curso profissionalizante de teatro da Fundação em seu 3º período montou Fuzis da Senhora Carrar e Nós os aceitamos, ambos sob direção do mestre Alexandre Mate. O primeiro exercício é uma peça de Brecht mesmo e, o segundo, uma peça biográfica que o Warde escreveu em homenagem ao autor a partir de seus poemas...

…foi em um mês, em quatro finais de semana nós montamos os “Fuzis da Senhora Carrar” e “Nós os Aceitamos”... (Warde Marx)
...então, 33 anos depois, um grupo de aspirantes a atores e atrizes chamado turma 45, vindo de uma adaptação de Um homem é um homem de Brecht no 5º período, convida Warde Marx para ser seu diretor de formatura. Iniciam a pesquisa lendo Saramago, passam para Peter Weiss, mas não aguentam e acabam sedendo à leitura de peças de um certo alemão. Uma peça é lida... duas... três... e outras mais. Até que num certo momento se deparam com uma ópera chamada Ascensão e queda da cidade de Mahagonny!!! Não havia mais dúvida, Bertolt Brecht estava novamente no caminho daquelas pessoas. E eis que em 14 de agosto de 2011, data em que o mundo completava exatos 55 anos sem Brecht, estreia no teatro da Fundação, sob a direção do Warde e com o núcleo 45 em cena: MAHAGONNY!!!


Depois de toda essa exposição histórica, gostaria de lembrar a todos que a temporada de Mahagonny está chegando ao fim - apenas mais três apresentações...

SAB (15/10) 20h
DOM (16/10) 19h
SAB (22/10) 20h

Estão todos convidados!!!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Apresentação da CIATEMT em São Paulo

A CIATEMT é grupo um de São Caetano formado, em sua maioria, por atores e atrizes formados na FASCS. Tendo completado seu décimo aniversário em 2011, a cia agora circula com seu mais novo espetáculo: Cidade Dorme...


O grupo fará apresentação única do espetáculo no dia de hoje. Segue informações:

Dara e horário: 05 de outubro, às 21h
Local: Teatro União Cultural
Rua Mário Amaral, 209 - Paraíso, São Paulo
Valores na bilheteria: Inteira R$ 30,00 e meia R$ 15,00

O espetáculo é parte do Festival de Teatro Cidade de São Paulo - 3ª edição.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

por Carolina Ferraresi

A luta pela Reforma na Fundação das Artes: últimas notícias

Nas últimas semanas, seguiram as negociações dos alunos pelo Movimento “Cultura é Educação”, com a Prefeitura de São Caetano do Sul, requerendo a reforma e ampliação da Fundação das Artes. No dia 13 de Setembro, alguns alunos se dirigiram à Câmara dos Vereadores da cidade, com o intuito de entregar a carta solicitando a Reforma. Fomos atendidos pelo assessor do vereador Paulo Pinheiro, Fernando, que nos pediu que retornássemos na semana seguinte, para conversarmos diretamente com o Vereador. Assim como o combinado, os alunos se dirigiram novamente à Câmara, e conversarm definitivamente com o vereador, que foi bastante receptivo e se mostrou solidário à causa. Lá, reafirmamos nossa intenção de entregarmos o abaixo- assinado e uma possível Manifestação Pública, caso nossos pedidos não fossem atendidos.

Uma semana depois, recebemos a notícia de que o sr. Paulo Pinheiro havia saído de seu Partido, o PTB, e seus funcionários haviam sido exonerados. Desta maneira, nossa preocupação agora era deixar claro que nossa luta não é partidária, e resolvemos conversar diretamente com o Chefe do Gabinete do Prefeito, Luiz Antonio Cicaroni, e o Presidente da Câmara dos Vereadores, Sidnei Bezerra, o Sidão da Padaria. Os alunos deixaram claro que nossos pedidos são de interesse público, e que nossa razão de procurá-los foi estabelecer um diálogo entre nós e o Prefeito.

Depois de nossa conversa, o vereador Sidão prometeu conversar com o Prefeito, e já nos adiantar uma resposta. No dia seguinte, como prometido, retornou o contato, e nos adiantou que a Reforma sairia, em março de 2012. Também sabemos que apenas a Reforma da Fundação não é de nosso interesse, se for esse o objetivo do Prefeito. Nossa luta é muito mais pela ampliação da Escola, para que ela possa oferecer conforto, acessibilidade universal e segurança para seus alunos, o que não é possível atualmente, dadas as condições já explicitadas anteriormente, e que não se cumprirá simplesmente com uma reforma.

Não iremos esquecer o prometido, e acompanharemos de perto as reuniões das Sessões da Câmara pelo fechamento do Orçamento para o ano que vem. Sabemos que uma data prometida não é garantia de cumprimento por parte da Prefetura, e devemos nos assegurar, oficialmente, da Reforma.

No próximo dia 8 de outubro, iremos realizar a contagem das assinaturas e ter uma prévia delas, às 10 horas, na Fundação das Artes. No dia 15 de outubro, já está agendado um Mutirão para conseguirmos mais assinaturas, e iremos até o Centro da cidade para arrecadá-las.

E assim, continuaremos acompanhando e fiscalizando a atuação dos responsáveis pelo bem-estar dos alunos da Fundação das Artes. Continuem acompanhando as próximas notícias.

Carolina Ferraresi é integrante da turma 46 de teatro da Fundação das Artes.