sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O diário de Anne Frank - turma 50

Para quem assistiu poder lembrar e para quem não assistiu poder ver o que perdeu. Algumas fotos do exercício de 2º período da Turma 50, orientado por Ana Paula Demambro:

O diário de Anne Frank







fotos por: Ana Paula Lazari
confira seu flickr e veja mais fotos

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Entrevista com o professor Alexandre Dressler

Em entrevista para o blog da escola de teatro, o professor de preparação vocal, Alexandre Dressler, fala sobre a criação do Curso de teatro para Adolescentes da Fundação, de como o curso funcionava antigamente e conta várias curiosidades de quando era professor nesse curso. Faz ainda uma comparação entre os atores de ontem e os atores de hoje, fala sobre seu vício por cinema, sobre os últimos espetáculos que participou, sobre como anda sua vida hoje e muito mais. Confira a entrevistana íntegra...

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Sobre a Reforma

por Carolina Ferraresi 
 
Nota rápida, para que não cometamos injustiças ou erros: a Reforma e Ampliação da Fundação das Artes está prometida, por parte da Prefeitura e de seus representantes, para março de 2012. Este foi o resultado de nossas conversas com o ex- Chefe do Gabinete, Cicarroni, e os vereadores Paulo Pinheiro e Sidão da Padaria. Segundo nos informaram esses, a Reforma estará mais do que viabilizada neste período. No último dia 20 de outubro, foi entregue nosso abaixo- assinado com mais de 2.000 assinaturas, que serão anexadas ao nosso processo de pedido de Reforma. Todos estão avisados de que, descumprido o acordo verbal, que contou com a participação de alunos da Fundação e do Viva Arte Viva, nossas solicitações terão legitimidade para uma campanha mais agressiva, como a Manifestação Pública. Até lá, resta-nos a confiança em nossos representantes.

Obrigada a todos pela ajuda e não deixem de continuar arrecadando assinaturas!

Carolina Ferraresi é integrante da turma 46 do curso de teatro da FASCS.

sábado, 12 de novembro de 2011

2ª Parada Artística de São Caetano do Sul

Dia 15 (Terça). Fundação das Artes. 14h. Livre

Aberto a qualquer interessado, a Parada Artística, que terá concentração em frente à Fundação das Artes e será dividida em alas temáticas e livres. Serão 1.100 metros pela Rua Visconde de Inhaúma, Avenida Paraíso, Rua Amazonas e Rua Fernando Simonsen. Ao chegar à entrada do Espaço Verde Chico Mendes, os participantes serão recebidos pelos integrantes do Grupo Musical Funk Como le Gusta.


Neste evento conjunto das Mostras 2011 de Música e de Teatro, a Fundação das Artes e o SESC São Paulo, por meio da unidade São Caetano, oferecem uma atividade de artes integradas, a qual será dividida em parada artística e show musical e contará diversas atividades ao longo da tarde.

Confira as demais atrações da Mostra no novo site da Fundação.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Mostra Fundação das Artes 2011 - 2° semestre






Acompanhe a Mostra da Fundação das Artes - 2° semestre!!! De 04 de novembro a 18 de dezembro...

Acesse o novo site da FASCS e confira a programação.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Fundação das Artes abre inscrições para turmas de 2012

 
 
 
 A partir desta quinta-feira (3/11), a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) da Prefeitura de São Caetano do Sul e a Fundação das Artes abrem inscrições para os testes classificatórios dos cursos livres e profissionalizantes das escolas da Fundação, cujas aulas terão início em fevereiro de 2012. Os interessados podem se inscrever até o dia 8 de dezembro, na Fundação das Artes (Rua Visconde de Inhaúma, 730, Bairro Nova Gerty), de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h30, e aos sábados, das 9h às 12h.

Entre no site e conheça a escola!!!

As vagas são para as escolas de Teatro, Dança, Música e Artes Visuais. O curso de Artes Visuais para adultos é dividido nos módulos cerâmica, gravura, pintura, desenho, aquarela e história da arte. Crianças a partir de cinco anos podem se inscrever, mas é preciso ter conhecimento em desenho. Na dança, poderão se inscrever os interessados em balé clássico, a partir dos oito anos (a idade varia de acordo com o nível), e dança contemporânea, a partir dos 12.

Já para os cursos livres de teatro é preciso ter entre sete e 18 anos. Os maiores de 18 anos podem se inscrever no curso profissionalizante, que tem duração de sete semestres. Para os cursos de música, crianças a partir dos cinco anos podem fazer inscrições para a iniciação instrumental e aquelas com idade igual ou superior a 12 anos poderão iniciar o aprendizado básico também com instrumentos. Há ainda vagas para o curso técnico profissionalizante em música, com habilitação em instrumento ou canto.

Os documentos necessários para inscrição são duas fotos 3x4, cópias simples da cédula de identidade ou certidão de nascimento e do comprovante de residência. No ato da matrícula é preciso efetuar o pagamento de uma taxa no valor de R$15. Mais informações na Fundação das Artes, pelo telefone 4238-3030, pelo email fascs@fascs.com.br ou portal www.fascs.com.br.

FASCS – As inscrições para os testes classificatórios das escolas da Fundação das Artes podem ser realizadas entre os dias 3/11 e 8/12 (Foto: Divulgação)


Texto: Paula Caetano

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

2ª Mirunight se aproxima!!!

A Cia. do Mirulindu, grupo formado por ex-alunos da Funda, comemora seu 3º aniversário com Festa a Fantasia no dia 14 de novembro, véspera de feriado!!!

A festa contará com banda ao vivo e open bar.





 Então, escolha sua fantasia e não perca!!!

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Hamlet pós-moderno

Fernanda Amalfi

Certa vez, em um dos muitos ensaios de teatro que estive, o diretor deu uma orientação para a turma que sempre me vem a cabeça: “Não finja ser, seja”. Durante horas a fio, a instrução era sempre a mesma. Não pareça ser, não queira ser, seja. Seja o vingativo Hamlet, seja a apaixonada Julieta, seja o ingênuo Orgon ou a emancipada Nora. Ali, o “como se fosse” não existia.

E ser ator é isso. É a profissão do ser. Num primeiro momento, um ser querendo ser um outro ser pode soar estranho, mas, diante da platéia, o intérprete não finge ser, ele é. Pleno. Inteiro. É a tal presença cênica, frequentemente citada nas críticas de jornais. O bom ator é presente, seguro. Aquele que, durante uma hora e meia, não é um, mas outro. Não é ele, mas a personagem. Seres descolados, diferentes.

Fora dos palcos, a realidade parece outra, mas é muito mais parecida com as peças de teatro do que imaginamos. Ou desejamos. Somos e, ao mesmo tempo, não somos. É como uma gangorra, um eterno ser e não ser. 

Durante um só dia, vestimos diversas máscaras. De José vira o empresário, que vira o cliente, que vira o investidor, patrão, motorista, marido... Por sua vez, Maria vai de advogada à dona de casa em pouquíssimas horas. Personas. Personagens. Nunca um ser.Diante da “era tecnológica”, o dilema de Shakespeare, do século XVII, ainda me parece adequado: “Ser ou não ser, eis a questão”. O Hamlet pós-moderno quer ser muitas coisas ao mesmo tempo, mas não se dá conta que só finge ser. Engana-se diante de tantos “seres”.

Todo mundo tem a necessidade de ser alguma coisa, de ser alguém, e ninguém nunca pensou em simplesmente ser. Ser um ser. E o pior é que poucos se dão conta que já se é.

...

Fernanda Amalfi é formanda da turma 45 de
teatro pela Fundação das Artes e formada 
em Jornalismo pela Faculdade Casper Líbero.