quarta-feira, 20 de junho de 2012

"O Cena de Teatro e seu público", por Carolina Ferraresi

Por Carolina Ferraresi

Os alunos da Fundação não podem reclamar. Um festival que reúne diversas apresentações com grupos do estado de São Paulo, oficinas, debates e muito intercâmbio de ideias entre quem faz Teatro pelo Brasil: é isto o que torna o "Cena de Teatro" uma raridade, que deve ser apreciada e degustada com apreço por quem estuda na Fundação, e não apenas estes, mas por qualquer pessoa que gosta de Teatro. São espetáculos gratuitos, e muita discussão e troca de pensamentos acerca do que está sendo feito no Teatro nacional, além de poder participar de oficinas com diversos profissionais da área.

No ano passado, na última edição do festival, o que se ouvia pelos corredores era que o público do festival era composto em sua maioria por não-alunos da Fundação. E afinal, por que isto acontece? Talvez um dos motivos seja o fato de muitos alunos trabalharem. Ou então, porque nos encontramos bem no final do Semestre, período em que muitos só pensam em descansar.

O fato é que o Cena de Teatro é uma conquista da qual poucas escolas podem se orgulhar. Está na hora de quem FAZ Teatro perceber também que precisa VER e ESTUDAR Teatro, para que não se feche apenas em seu "mundo", e possa se atualizar constantemente. E, para que ele não morra, é preciso que seja visto, divulgado, levado adiante.

Então, este é um desabafo, um apelo e um convite, para que nosso Festival continue, por muitos e muitos anos, fazendo da nossa escola uma referência nacional. Assim como vem acontecendo, e que continue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário