quarta-feira, 30 de maio de 2012

"Crônicas de Pecados Anunciados", com a Turma 50

A Turma 50 também apresenta-se neste dia 2, logo depois da Turma 51, às 20h, com o Exercício "Crônicas de Pecados Anunciados", baseado em textos de Nelson Rodrigues.

Sobre a peça (retirado do link, clique aqui)

Com a proposta de investigar a interpretação e a estética realista durante o terceiro semestre, o exercício da Turma 50 apresenta quatro contos presentes na obra ‘‘A Vida Como Ela É’’, de Nelson Rodrigues.
Os contos escolhidos fo...ram ‘‘Escorpião de Banheiro’’, ‘‘Quem Morre Descansa’’, ‘‘Humilhação de Homem’’ e ‘‘O Marido Fiel’’.
Os 9 alunos apresentam 17 personagens, entre trocas e formações de coro, que segundo a visão de Nelson Rodrigues, poderiam ser encontrados dentro da sociedade.
Com o trabalho, a Turma comemora também o centenário de Nelson Rodrigues (23/08/2012).

Turma 50 (3º período do Curso Técnico de arte Dramática)
Orientação - Pedro Alcântara
Integrantes - Ana Karolina Araújo, Carlos Fonseca, Douglas Litaldi, Jéssica Alexandre, Joelma Schmidt, Marcela Cavalcanti, Marcia Oliveira, Maria Carolina Dias e Mariana Assunção.

APRESENTAÇÕES

02/06/2012 (Sábado) - 20:00 hs
03/06/2012 (Domingo) - 20:00 hs
04/06/2012 (Segunda-Feira) - 20:00 hs
* A bilheteria abre sempre 1 hora antes de cada sessão. Ingressos gratuitos.
Fundação das Artes de São Caetano do Sul
Teatro Timochenco Wehbi
Rua Visconde de Inhaúma, 730
Bairro Nova Gerty
São Caetano do Sul - SP

TURMA 50

Iniciada no primeiro semestre de 2011 e atualmente composta por 9 alunos, a Turma 50 está no 3º período do Curso Técnico de Arte Dramática da Fundação das Artes.
Em seu 2º período apresentou o exercício cênico ‘‘O diário de Anne Frank’’, baseado no texto, de mesmo nome, de Frances Goodrich e Albert Hackett, e com a orientação da professora Ana Paula Demambro.
Agora, no 3º período apresenta ‘‘Crônicas de Pecados Anunciados’’, o segundo exercício cênico aberto ao público realizado pela turma.




"As Criadas", de Jean Genet



Abrindo a Mostra de Teatro de 2012 da Fundação das Artes, a Turma 51 apresenta seu primeiro Exercício Cênico, baseado no texto de Jean Genet, "As Criadas".


A peça, que estreou originalmente em 1947, foi alvo de muita polêmica na época, pois criticava a sociedade burguesa da época e expunha estruturas conturbadas e diferenças sociais. Genet, que era homossexual, filho de uma prostituta e pai desconhecido, foi adotado por um casal em Borgonha. Sua juventude foi marcada por escândalos e ele passou parte de sua vida em reformatórios e prisões, sempre escrevendo. Morreu em 1986, depois de tentar o suicídio após a morte de seu companheiro, e depois de ter se envolvido em inúmeras causas sociais e políticas. 


Conversamos com a aluna Amanda Furlan sobre o Exercício, e ela mesma disse que, assim como a peça e seu autor, o processo também foi bastante conturbado: "O fato de sermos só em três pessoas dificultou bastante, sabe? Tanto para ajudar com coisas da produção, quanto pra motivação no geral. A questão da produção deu muito trabalho, talvez não só por sermos em três pessoas, mas por falta de experiência também. Passamos por momentos desesperadores(...)". Mas nem tudo foi tão sofrido. Ela contou que a orientação da professora Ana Paula Demambro foi muito importante nesta ocasião, e que ela conseguiu fazê-las enxergar a situação sob uma perspectiva diferente, "...o que com certeza nos ajudará nos próximos processos", disse Amanda. 


Sobre o Exercício, ela ainda nos contou que o texto sofreu inúmeros cortes de cena e mudanças, por causa da quantidade de atrizes. Como ela mesma definiu, a encenação seria realista, mas um pouco diferente, "com umas loucuras no meio". 


O convite está feito. Se você quiser conhecer um pouco da obra deste autor tão intrigante, Jean Genet, e a Turma 51, confira os horários de apresentações:


"As Criadas", com a Turma 51.
Integrantes: Amanda Furlan, Amanda Regina e Juliana Lacerda
Orientação: Ana Paula Demambro


Dias 2, 3 e 5 de Junho. 
Sábado e Domingo, às 18h e 20h. Terça, às 20h. 
Evento gratuito. A bilheteria abre uma hora antes. Lugares limitados. Sala 25.

Mostra de Teatro começa neste sábado.

Confira a programação completa:



Programe-se!

quarta-feira, 23 de maio de 2012

"TAR": a resposta

Para quem já está ansioso e super curioso com a próxima Formatura a estrear na Fundação levanta a mão!, pode sossegar: vamos revelar como está sendo o processo que já possui um título um tanto quanto curioso, "Tar". 

Mas, afinal, o que siginifica "Tar"? Conversei com a aluna Thalita Marangon, e ela esclareceu: não, "Tar" não é a sigla que designa um tipo de arquivamento de ficheiros (Tape Archive). "Tar" é um texto de Fernando Arrabal, dramaturgo e escritor espanhol, que conta o caminho que Fando e Liz percorrem para chegar a este lugar esperado, "Tar". Este lugar é inalcançável para alguns, mas ideal, por isso tão buscado. 

Como está sendo trabalhar com dança- teatro, mesmo vcs tendo bebido dessa fonte no p4? 

Trabalhar com "dança-teatro". Não sei se pode assim ser chamado, preferimos não rotular. Preferimos dizer que estamos estudando o que é... Está bem longe de ser fácil, eu falo pra todo mundo, é um novo processo de P4. Só que dessa vez de maior dimensão e com verba (risos). Estamos reunindo ideias, pesquisando nossos textos de base e cada vez mais descobrindo coisas novas e interessantes, pecinhas que apareceram no começo do processo e que entendíamos não ter muita relevância, hoje são muito importantes e talvez sejam usadas no final das contas. Tivemos sim o "Maçã" de experiência e ele nos ajuda muito, mesmo, a todo momento comentamos sobre, porque foi nossa primeira experiência com algo que nem tinha nome e depois foram nos dizer que era dança-teatro. Não temos pretensão de sermos "pinabauschianos", subliminares, "non sense", subjetivos demais... Todos os adjetivos que talvez nos deram, dão ou darão... Nossa pretensão é fazer nascer o que está sendo gerado com tanto carinho e coragem.



E como é trabalhar na Casa de Vidro (eles provavelmente estrearão lá, passando por um processo parecido com "Arritmia", que também foi apresentado lá)?

A Casa de Vidro é uma coisa louca, ela traz inspiração e ao mesmo tempo dificulta o trabalho, o que não é ruim, pelo contrário, faz com que o resultado seja mais satisfatório, no sentido de de darmos vida a algo já complexo "dança-teatro", num ambiente mais dificultoso ainda, é frio, não muito limpo e não tem João à vista para nos ajudar com o que falta... enfim, está sendo um grande aprendizado. 



Então anote na agenda para participar desta jornada: "Tar" estreia dia 11 de agosto. 

terça-feira, 22 de maio de 2012

Nossos Trabalhos não estão perdidos.

A Turma 46 encerrou com chave de ouro sua Temporada de Formatura, com "Trabalhos de Amor Perdidos", no último dia 20 de Maio.

Depois de uma temporada de sucesso, com uma média de público de 70 pessoas, os alunos agora se preparam para a reta final, a apresentação do Trabalho de Pesquisa Teatral, o famoso TPT, que tem data prevista para apresentação para o dia 25 de junho.

Enquanto este dia não chega, confiram a surpresa que nós recebemos de nossa Equipe Técnica, que preparou com muito carinho uma festa de despedida, antes da última apresentação:



(Nossos "diplomas", com as fotos de todos da Equipe Técnica e chaveirinhos em formato de maçã!)





(Vinte apresentações! Faz um pedido!)




(A Paula Carrara diria que não é bom comer chocolate antes da apresentação... hehe)





A Equipe Técnica está incompleta e um tanto ofuscada pelas bexigas, mas o que fica é nosso eterno OBRIGADA!
Evoé!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Virada Cultural Paulista

Neste final-de-semana, dias 19 e 20 de Maio, acontece a Virada Cultural Paulista, em diversas cidades do Estado de São Paulo.

São espetáculos de dança, música, teatro, além de oficinas e exposições, dentre muitas outras atrações.

Confira a programação e programe-se!



quinta-feira, 17 de maio de 2012

"TAR"

"TAR".

É uma palavra da nossa língua portuguesa?

É uma sigla?

O que é "TAR", o que significa?

Se você sabe, escreva aqui sua opinião.

Respostas nas próximas semanas...

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Últimas semanas de "Trabalhos de Amor Perdidos"

Para quem ainda não foi, e para quem foi e quer ir de novo: a temporada da Turma 46 de Teatro com "Trabalhos de Amor Perdidos" está quase acabando!
Só vai até dia 20 de maio. Você tem duas semanas para conferir os "trabalhos", então, programe-se!



Foto: Leoni Ferraresi

"Trabalhos de Amor Perdidos", com o Núcleo 46 de Teatro. Direção: Celso Correia Lopes
Dias 12, 13, 19 e 20 de Maio. Sábados, às 20h. Domingos, às 19h.
Ingressos: R$10,00.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Não vamos falar de Teatro.

O post desta semana é um pouquinho diferente: não vamos falar de Teatro. Ou melhor, vamos, mas estamos aqui pra pedir que vocês falem de Teatro. Vocês, leitores, amantes e estudantes de Teatro, que tenham qualquer texto, poesia, crítica, enfim, qualquer texto que vocês queiram compartilhar com o resto do mundo. O blog quer saber o que vocês pensam, o que andam vendo e fazendo em Teatro!

Já mandou? Então corre e mande seu texto pra teatrofascs@gmail.com e divida conosco suas ideias. 


quarta-feira, 2 de maio de 2012

"Sub- Pop- Opera" no Teatro Itália




Fotos: Ana Paula Lazari


Amanhã, dia 3 de maio, às 21 horas, a cia. O Maravilhoso Escritório Teatral estreia no Teatro Itália o espetáculo "Sub- Pop- Ópera dos Mendigos", que tem direção de nosso querido professor, Celso Correia Lopes, e também  a atuação de vários ex- alunos da Fundação das Artes, num total de 28 atores e músicos. 


A peça, inspirada no clássico de John Gay "Ópera dos Mendigos", e adaptada para a realidade brasileira a partir de estudos do grupo, transforma a relação entre McNavalha e Polly num espetáculo musical que é, ao mesmo tempo, decadente e luxuoso, ao abordar os bastidores da busca pelo amor e pela fama, e a disputa por dinheiro. Além da trama envolvente, o público é levado a conferir canções populares, como Sidney Magal, Gretchen, e Ivete Sangalo, além das composições próprias, que tiveram a direção musical de Reinaldo Sanches. 







"Sup-Pop-Ópera dos Mendigos" - 
Teatro Itália - Avenida Ipiranga, 344, São Paulo. Tel.: 2122-2474. 
Quintas- feiras, às 21h. Ingr.: R$ 40. 
Até dia 31 de maio. 



"O sétimo dia"

No dia 27 de abril quem estava na Fundação das Artes teve a oportunidade de conferir o primeiro trabalho de alguns alunos do Primeiro Semestre do curso de Teatro, com a intervenção cênica "O Sétimo Dia". Tendo como base e inspiração a criação do Universo, os alunos Warllen Marthins, Luana Crist, Isabella Estevam e Danilo Oli transformaram a sala 25 em um lugar cheio de cheiros, luzes e sensações muito diferentes do que estamos acostumados. Ovos pendurados em galhos representavam a criação da vida, e saindo de seus "casulos", os quatro saíam para a vida e o contato com o novo. Uma breve apresentação, mas que já nos dá uma prévia do trabalho desta turma tão promissora.

Algumas fotos da última sexta, tiradas por Felipe Gulin:






As demais fotos você encontra aqui.