quarta-feira, 20 de junho de 2012

Oficinas do Cena de Teatro



As inscrições para as três oficinas do Cena de Teatro vão até dia 22 de junho, esta sexta. Leia as informações e não perca a oportunidade! 

As atividades de curta duração que respondem pela captação e fixação de conhecimento, trazendo profissionais envolvidos com a atividade de pesquisa e investigação.

As vagas são preenchidas mediante inscrição com carta de interesse (uma página, no máximo). As inscrições serão aceitas na Fundação das Artes ou pelo email cenadeteatro@fascs.com.br até 22 de junho (sexta). Favor incluir nome, email, idade e telefone na carta. A lista de selecionados será publicada no site dia 27 de julho (quarta).

Todas as oficinas darão certificado para quem cumprir, no mínimo, 75% da carga horária e elas acontecerão na Fundação das Artes.

Corpos disponíveis, com a Cia. Mungunzá de Teatro
Utilizando exercícios do processo de criação dos seus dois espetáculos, Porque a Criança Cozinha na Polenta e Luis Antonio - Gabriela, a Cia. Mungunzá de Teatro irá compor, juntamente com os participantes, a oficina Corpos Disponíveis, em que a potência do indivíduo é responsável pela ativação do espaço entre arte e vida.
Dia 03 de julho – das 13h às 17h (4h de duração) | 20 vagas

O ator essencial, com Luciano Chirolli 
Não se trata de nos mesclar com uma obra ou uma peça, nem depender exclusivamente dela para poder comunicar o que queremos e necessitamos. Em nós, há coisas misteriosas que desconhecemos. Trata-se de uma investigação pessoal e busca técnica de aquecimento da imaginação. Nós atores somos um receptáculo sagrado.
Dias 05 e 06 de julho – das 13h às 18h (10h de duração) | 15 vagas | idade mínima: 16 anos | público alvo: estudantes de teatro

O ator e a ação, com Nani de Oliveira 
O trabalho do ator e a ação física, a ação do pensamento, o pensamento que gera a ação. Dois encontros para o exercício da cena partindo de fragmentos de obras teatrais.
Dias 07 e 08 de julho – 14h às 18h (8h de duração) | 20 vagas | público alvo: atores e estudantes de teatro

Nossa Torre está em Concurso



A Turma 48 da Fundação das Artes nos alertou ontem: “Nossa Torre está em concurso”. Constantemente em concurso. Por assim dizer, desde 1968, na inauguração e ocupação do prédio da Fundação das Artes. O alerta veio da apresentação do exercício cênico com o texto de Joaquim Manoel de Macedo “A Torre em Concurso”, escrita no século XIX.

E mesmo que repetidamente, retomo a palavra “concurso”, pois não teria outra forma de continuar com este texto. Nossa Torre está em Concurso e precisa de reformas, e o engenheiro não precisa ser inglês nem falar em inglês (piada que cabe apenas aos que assistiram ao exercício).

“Este texto não foi escolhido por acaso para ser trabalhado com a turma, está dentro de um contexto social”, explicou o orientador do exercício, Sérgio de Azevedo. A escolha do texto foi destaque na fala de outro professor da Fundação, das matérias de História do Teatro e História do Teatro Brasileiro, Warde Marx. “A dramaturgia brasileira existe e de vez em quando vem uma turma para mostra isso. Esta comédia parece que foi escrita com as notícias que saíram nos jornais nos últimos dois meses, mas foi escrita há 200 anos, e ainda é a cara do país.”

O trabalho dos atores, voltado para a construção do personagem, com a assistência de Célia Luca, fez divertir o público, que divido em torcidas, foi parte integrante da atuação. Os problemas encontrados pela Turma 48 ao longo do processo foram transformados e jogados a favor, em um jogo mesmo, nas palavras da Célia, “um jogo de generosidade.”


Sarah Galvano – aluna da Turma 49, jornalista e Mauaense. 

Cena de Teatro: Programação

O Cena de Teatro 2012, que terá início dia 28 de Junho, irá reunir muitas apresentações, oficinas e debates.
Para quem quiser participar das oficinas, as inscrições vão até o dia 22 de Junho.

A Programação completa você encontra aqui: http://www.fascs.com.br/cena_de_teatro/index.php





"O Cena de Teatro e seu público", por Carolina Ferraresi

Por Carolina Ferraresi

Os alunos da Fundação não podem reclamar. Um festival que reúne diversas apresentações com grupos do estado de São Paulo, oficinas, debates e muito intercâmbio de ideias entre quem faz Teatro pelo Brasil: é isto o que torna o "Cena de Teatro" uma raridade, que deve ser apreciada e degustada com apreço por quem estuda na Fundação, e não apenas estes, mas por qualquer pessoa que gosta de Teatro. São espetáculos gratuitos, e muita discussão e troca de pensamentos acerca do que está sendo feito no Teatro nacional, além de poder participar de oficinas com diversos profissionais da área.

No ano passado, na última edição do festival, o que se ouvia pelos corredores era que o público do festival era composto em sua maioria por não-alunos da Fundação. E afinal, por que isto acontece? Talvez um dos motivos seja o fato de muitos alunos trabalharem. Ou então, porque nos encontramos bem no final do Semestre, período em que muitos só pensam em descansar.

O fato é que o Cena de Teatro é uma conquista da qual poucas escolas podem se orgulhar. Está na hora de quem FAZ Teatro perceber também que precisa VER e ESTUDAR Teatro, para que não se feche apenas em seu "mundo", e possa se atualizar constantemente. E, para que ele não morra, é preciso que seja visto, divulgado, levado adiante.

Então, este é um desabafo, um apelo e um convite, para que nosso Festival continue, por muitos e muitos anos, fazendo da nossa escola uma referência nacional. Assim como vem acontecendo, e que continue.

Encerramento da Mostra de Teatro

No último sábado, dia 16, as Turmas 48 e 49 fecharam com chave de ouro a Mostra de Teatro da Fundação das Artes. Com sessões lotadas, as turmas mostraram o resultado de suas pesquisas durante o Semestre. A Turma 49, com "O Dia Dele é Meu", apresentou uma versão intimista, e totalmente lírica sobre "O Pequeno Príncipe". Já a turma 48 seguiu pela linha da comédia para falar sobre a disputa de poder em uma cidade, acerca da construção de uma torre, em "A Torre em Concurso".

Aqui estão algumas fotos de "O Dia dele é Meu":





E "A Torre em Concurso":





Todas as fotos você encontra nos nossos álbuns na página do Facebook, clicando aqui.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Já se inscreveu?

Segundo as próprias palavras do professor Warde Marx: 


"Fazer algum dos cursos da Fundação Das Artes não vai transformar você num artista, só você pode transformar-se, no que quer que seja. Então, pra serve um curso desses caros? É que pra realizar essas mudanças em si mesmo, você vai precisar da melhor preparação e domínio das técnicas da Arte. E a Fundação pode ensinar isso, com a melhor qualidade. Acredite em mim, aconteceu comigo: entre ser aluno, professor e artista, estou lá desde 1986. Aprendendo a cada dia e querendo mais."





E você, já se inscreveu?

E a Mostra continua!


Neste sábado acontece a última apresentação de "A Torre em Concurso", com a Turma 48, às 20h, no Teatro da Fundação das Artes.

E também nesta sexta, às 20h, e sábado, às 18h e às 20h, também acontecerá na sala 25 "O Dia Dele é Meu", com a Turma 49. 

Se você não tem programa para o final-de-semana, fica a dica: os eventos são gratuitos!




Esperamos vocês!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Notas sobre "A Torre em Concurso"

Por Thais Irennti*

Este quarto exercício cênico da turma 48 foi de grandes experiências e turbulências. Depois de experimentarem o realismo nos primeiros anos, a turma criou uma "identidade" que perpetuaria nos próximos períodos. Este 5º período foi a prova de fogo para desconstruir o que tinham de mais concreto, recriando as concepções de espetáculo teatral, criação de personagens e modos de encenação.

Alguns membros deste grupo se "perderam" pelo caminho, desistindo ou não acompanhando intensamente o processo, integrando atores convidados que muito contribuíram para a formação e constituição do espetáculo, agregando conhecimentos e experiências das mais diversas. Essa pluralidade de estímulos, permitiu que a Torre em Concurso não se acomodasse nas encenações previamente conhecidas, buscando recursos, externos e dos atores, para recriar o já inventado.

Como processo de construção, a palavra dominante era "divertir-se", não somente se preocupando com o fazer, mas com o sentir e vivenciar cada instante, despindo a todos que ali estavam para que o trabalho fosse concluído integralmente.

O resultado, é a constante reconstrução do trabalho realizado, buscando em cada nova apresentação reanalisar a encenação, pois teatro se faz de momentos e eles nunca se repetem.

"Ai, ai, quem ama não tem sossego"


Convite Sessão Debate de "A Torre em Concurso"


"A Torre em Concurso" estreou neste fim de semana e hoje, 11 de Junho, faz a sua 3º apresentação com a realização de um debate após o espetáculo às 20h, no Teatro Timochenco Wehbi. GRATIS. Compareçam!


*Thais Irentti é aluna do Curso Profissionalizante de Teatro e integra a Turma 48 que está em cartaz com o espetáculo A Torre em Concurso.

sábado, 9 de junho de 2012

Duas estreias neste sábado agitam a Mostra de Teatro

Hoje, sábado, estreiam mais dois Exercícios na Mostra de Teatro da Fundação das Artes. As turmas dos Quarto e Quinto Períodos, às 20 horas, mostram o resultado dos estudos deste Semestre, com "O Dia dele é meu", e "A Torre em Concurso", respectivamente. 

Sobre o Quarto Período, conversamos com a aluna Marcella Silveira, que nos contou um pouco sobre o processo com o texto "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry:

"Soubemos que íamos trabalhar esse livro acho que rápido até. Começamos fazendo vários exercícios de apoios, usando 4 apoios, depois 3, 2 e 1. Passamos algumas poucas aulas com exercícios de "descoberta" do corpo e logo depois já fomos informados que talvez trabalharíamos com esse textto. Lemos e discutimos cada capítulo, dizendo o que ele transmitia a todos e tudo mais. Com o texto mais "claro" pra nós, dividimos em cenas e a cada aula pegávamos um capítulo (cada um escolhia o seu individualmente) para trazer uma cena para o próximo. Depois de um tempo dividindo e levando cenas em aula, o Celso, com ajuda da Célia, começaram a moldar mais as cenas. Não que isso tenha ocorrido no começo, mas é que antes eles davam mais dicas do que poderia ser mudado em cena, falando o que era interessante e o que podia ser descartado." 

E as dificuldades?
"Não digo que foi uma dificuldade, mas como no P3 trabalhamos o lado cômico, tivemos que começar a nos "desapegar" desse lado para cair num lado mais "pesado", não sei se essa seria a palavra certa.".

Já no Quinto Período, os alunos trabalharam, com  a orientação do professor Sérgio de Azevedo, o texto "A Torre em Concurso". 

Então, corre pra ver, porque só tem mais dois finais-de-semana! 

"O Dia Dele é Meu"
Orientação: Celso Correia Lopes
Dias 9/6, às 20h, 10/6, às 18h e 20h, 15/06 às 20h e 16/06, às 18h e 20h. 

"A Torre em Concurso"
Orientação: Sérgio de Azevedo
Dias 9, 10, 11, 13 e 16/06, às 20h. 

Eventos Gratuitos. 
Fundação das Artes: Rua Visconde de Inhaúma, 730. Bairro Nova Gerty. São Caetano do Sul. 



quarta-feira, 6 de junho de 2012

"Crônicas de Pecados Anunciados": fotos

Também no último sábado pudemos conferir a estreia da Turma 50, com seu exercício "Crônicas de Pecados Anunciados".

Nelson Rodrigues foi a base da encenação, com influência realista. A turma, composta em sua maioria por mulheres, encenou alguns textos do autor, e a dupla de homens teve bastante trabalho, dividindo os papéis dos personagens masculinos.

Aqui seguem fotos do sábado:





Fotos: Carolina Ferraresi

E neste final-de-semana tem mais, não percam as próximas atrações da Mostra!

"As Criadas": fotos

E no último sábado aconteceu a estreia do exercício da Turma 51, "As Criadas".

Quem conferiu o trabalho das meninas, pôde entrar no universo angustiante de duas irmãs contra a sua patroa. O ambiente pouco iluminado e a ambientação, criada por uma penteadeira ao fundo da sala, um sofá e um tapete, apenas, transmitiam o vazio da patroa daquelas duas mulheres, que entravam num jogo de poder e dominação enquanto sua chefe se ausentava.

Algumas fotos tiradas no sábado:











Fotos: Carolina Ferraresi

E a Mostra apenas começou, não percam as demais apresentações.

segunda-feira, 4 de junho de 2012