sábado, 9 de abril de 2011

Paixão por Teatro

 Por Monize Crepaldi

Nós, os estudantes de teatro, somos seres privilegiados, a diversidade com a qual vivemos nos transforma em homens e mulheres prontos para mostrar ao mundo a que viemos. Um batalhão de seres humanos viscerais, emotivos e diversificados. A Arte é divergência, diálogo e diversão.

A desventura de ser artista é de viver em um mundo que existem outras prioridades, a arte é produto e o artista é também proletário se tornando um operário de ideias. O ator é uma engrenagem que unida a tantas outras, formam uma máquina chamada espetáculo.

O teatro é a arte da intuição e há também racionalidade, o teatro é ambíguo, pelo simples fato que o espectador está ali para participar de uma realidade momentânea, há um pacto silencioso entre espetáculo e plateia, ali são atores, são seres humanos representando outros seres e o objetivo é fazer com que o espectador acompanhe o espetáculo e aproveite o melhor.

Ser espectador de uma peça exige disciplina e “alma limpa”, em conjunto com os atores, todos devem estar prontos e as três batidas de Molière anunciam o que está para acontecer.

Uma das coisas mais deslumbrantes que existe é presenciar o artista entregue ao seu papel, o ator que assume pra si mesmo a importância de seu trabalho é aquele que enriquece a Arte, a plateia quer ser conquistada, seduzida ou simplesmente quer se divertir.

Quando vou ao teatro, espero sempre o melhor! Atores prontos (Sempre Shakespeare). Esta é a célula fundamental do teatro, o ator, tudo acontece para que ele dê o seu melhor e para que a plateia se surpreenda e sinta, não importa se ri ou chora, mas que haja emoções verdadeiras e que o ator esteja unido às lágrimas ou risos.

Estou pronta! Este fim de semana serei espectadora (outra parte do todo) e estou ansiosa para participar do espetáculo.


 
 
Monize Crepaldi é aluna do curso profissionalizante de Teatro da Fundação das Artes e integra a turma 45. Quer ver seu texto aqui? Mande para teatrofascs@gmail.com 

3 comentários:

  1. Monize Crepaldi é uma jovem de raro conhecimento da arte teatral. Assistiu a mais de 200 peças e promete colaborar ativamente nessa área.
    Contem com isso!

    ResponderExcluir
  2. Monize Crepaldi sabe muito de teatro, história da arte. É uma jovem atriz linda e talentosa que com muito conhecimento promete revolucionar os palcos brasileiros. Aguardem!

    ResponderExcluir