segunda-feira, 25 de julho de 2011

Sigam o coelho branco...

Por Doug Litaldi* - Originalmente publicado em http://ofantasticomundododoug.blogspot.com/


A minha turma na Fascs, turma 50, entrou num processo de contagem regressiva! Estamos correndo contra o tempo.

Parece que o teste foi esses dias, muitas pessoas lotando o teatro e fazendo suas cenas, com a maior insegurança de uma pessoa que nunca falou para tantas outras ouvirem (no meu caso).

Depois disso vieram a matrícula e o incio do primeiro período. Eramos muito mais de 20 pessoas formando uma nova turma na escola. Logo no primeiro dia já não aparecem alguns alunos, muitos outros nos abandonaram no percurso desse primeiro semestre! Teve o Diego que saiu porque não tinha estacionamento na escola, a Clara que saiu por causa do emprego, a Julia que preferiu voltar para sua outra escola, o Éder que teve problemas de saúde, a Joelma Xavier que decidiu seguir um outro caminho e muitos outros. Chegamos ao fim do semestre com 14 alunos, porém a Juliana e o Ian reprovaram e a Yara decidiu trancar a matricula por motivos pessoais!

Assim chegamos aos 11 alunos! 11 pessoas que apesar dos diversos problemas que a turma enfrentou e as perdas que sofremos, se uniram para preparar um trabalho que esperamos que esteja a altura de tudo o que passamos nesse nosso primeiro semestre!

No começo do ano fomos recebidos por um Galope preparado pela Turma 49 que brincava com o nome da nossa turma (Turma 50) como uma entrega de um prêmio de ouro. Vimos essa mesma turma apresentar um trabalho maravilhoso (A Última Flor) baseado nas obras de Tenesse Willians, "Um bonde chamado desejo" e "Quarto escuro". Não sei se o encatamento foi ainda maior por ter escolhido ler "Um bonde.." para a matéria de História do Teatro e ter me encantado com a peça. Mas vimos um ritmo acelerado em cena, e uma síntese interessante da trama, que envolveu-me e deixou um gosto de quero mais, achei que a peça foi tão rápida, ficaria ali horas vendo o trabalho deles!

Enquanto isso, a Turma 48 apresentou um trabalho com uma proposta interessante, seu exercício em dois locais diferentes, com duas energias diferentes mas com uma mesma qualidade. "Bailei no Auto" me surpreendeu pois tinha imagem daquela turma ainda como os personagens de "Recortes", exercício apresentado por eles no semestre anterior, e nos mostraram um trabalho convincente cada vez que entravam em cena em personagens diferentes.

Uma semana depois desses exercícios assisti o exercício da turma 47! Um exercício com o nome "Maçã", onde a bilheteria era uma Kombi cheia de fotos de pessoas e a sala estava numa disposição totalmente diferente. Confesso que não sou fã desse estilo e teatro e fiquei um pouco incomodado com algumas coisas, mas acho que a proposta do exercício era a reflexão, e com o passar do tempo refleti aos poucos sobre tudo o que vi e passei a ter cada vez uma interpretação diferente das coisas apresentadas e isso tornou a experiência interessante. Assim como a turma 48, pude ver uma interpretação completamente diferente dos atores que conhecia de exercícos anteriores, "Suassuna só assina" e "Peões em cena - Forja coletivo".

Nesse mesmo período tive a chance de fazer técnica para o pessoal da Turma 46. Mesmo sem experiência alguma eles confiaram em mim e me ensinaram como trabalhar na mesa de iluminação, aprendi muita coisa com eles. Infelizmente nunca consegui ver um exercício deles pois sempre surgia algum problema no dia de ir á FASCS! O primeiro exercício que assisti foi o desse semestre, "O último carro", e me encantei com a turma! Ainda hoje canto as músicas do exercício! Não vejo a hora de apresentarem sua formatura.

A turma 45 não se apresentou no fim desse semestre pois estão preparando sua formatura no próximo semestre. Porém se apresentaram no começo no ano no TUSP, com o exercício "Não! A trajetória de um homem que só sabia dizer sim". Já havia assistido esse exercício no fim de 2010, mas foi interessante ver um mesmo exercíco sendo apresentado num espaço físico totalmente diferente! Mas o trabalho que me marcou dessa turma ainda foi "O buraco"! Acho que por ter lido os livros de Lewis Carrol sobre Alice tentava buscar nas personagens referência mais com a literatura do que com o universo Disney! E acredito que tenha sido essa a proposta da turma.

Outro exercício que assisti no começo do semestre foi "Arritmia", fomatura da Turma 44.
A proposta de dividir um espetáculo em dois dias foi fantástica e o exercício foi preparado para deixar o público inquieto com o corte. Sai do primeiro dia contando as horas para a sessão do dia seguinte! Precisava assistir como tudo aquilo terminaria!

Além desses exercícios, já assiti muitos outros na Fascs: "Teatragem" (um dos primeiros posts desse blog), "O que não disseram", "Assim que passarem-se 5 anos", "Vem buscar-me que ainda sou teu"...

Depois de tudo isso, sinto um nó cada vez maior no estômago. Esta chegando a hora da turma 50 mostrar sua cara na Fascs e o primeiro passo é o Galope que estamos preparando para recepcionar a turma 51! Depois nosso primeiro exercício, que deverá ser montado esse semestre (mais curto como sempre são os segundos semestres do ano). Assim começamos nossa corrida contra o tempo!

*Doug Litaldi é aluno do curso profissionalizante de Teatro da Fundação das Artes e integra a turma 50. Quer ver seu texto aqui? Mande para teatrofascs@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário