quarta-feira, 30 de maio de 2012

"As Criadas", de Jean Genet



Abrindo a Mostra de Teatro de 2012 da Fundação das Artes, a Turma 51 apresenta seu primeiro Exercício Cênico, baseado no texto de Jean Genet, "As Criadas".


A peça, que estreou originalmente em 1947, foi alvo de muita polêmica na época, pois criticava a sociedade burguesa da época e expunha estruturas conturbadas e diferenças sociais. Genet, que era homossexual, filho de uma prostituta e pai desconhecido, foi adotado por um casal em Borgonha. Sua juventude foi marcada por escândalos e ele passou parte de sua vida em reformatórios e prisões, sempre escrevendo. Morreu em 1986, depois de tentar o suicídio após a morte de seu companheiro, e depois de ter se envolvido em inúmeras causas sociais e políticas. 


Conversamos com a aluna Amanda Furlan sobre o Exercício, e ela mesma disse que, assim como a peça e seu autor, o processo também foi bastante conturbado: "O fato de sermos só em três pessoas dificultou bastante, sabe? Tanto para ajudar com coisas da produção, quanto pra motivação no geral. A questão da produção deu muito trabalho, talvez não só por sermos em três pessoas, mas por falta de experiência também. Passamos por momentos desesperadores(...)". Mas nem tudo foi tão sofrido. Ela contou que a orientação da professora Ana Paula Demambro foi muito importante nesta ocasião, e que ela conseguiu fazê-las enxergar a situação sob uma perspectiva diferente, "...o que com certeza nos ajudará nos próximos processos", disse Amanda. 


Sobre o Exercício, ela ainda nos contou que o texto sofreu inúmeros cortes de cena e mudanças, por causa da quantidade de atrizes. Como ela mesma definiu, a encenação seria realista, mas um pouco diferente, "com umas loucuras no meio". 


O convite está feito. Se você quiser conhecer um pouco da obra deste autor tão intrigante, Jean Genet, e a Turma 51, confira os horários de apresentações:


"As Criadas", com a Turma 51.
Integrantes: Amanda Furlan, Amanda Regina e Juliana Lacerda
Orientação: Ana Paula Demambro


Dias 2, 3 e 5 de Junho. 
Sábado e Domingo, às 18h e 20h. Terça, às 20h. 
Evento gratuito. A bilheteria abre uma hora antes. Lugares limitados. Sala 25.

Nenhum comentário:

Postar um comentário