quarta-feira, 23 de maio de 2012

"TAR": a resposta

Para quem já está ansioso e super curioso com a próxima Formatura a estrear na Fundação levanta a mão!, pode sossegar: vamos revelar como está sendo o processo que já possui um título um tanto quanto curioso, "Tar". 

Mas, afinal, o que siginifica "Tar"? Conversei com a aluna Thalita Marangon, e ela esclareceu: não, "Tar" não é a sigla que designa um tipo de arquivamento de ficheiros (Tape Archive). "Tar" é um texto de Fernando Arrabal, dramaturgo e escritor espanhol, que conta o caminho que Fando e Liz percorrem para chegar a este lugar esperado, "Tar". Este lugar é inalcançável para alguns, mas ideal, por isso tão buscado. 

Como está sendo trabalhar com dança- teatro, mesmo vcs tendo bebido dessa fonte no p4? 

Trabalhar com "dança-teatro". Não sei se pode assim ser chamado, preferimos não rotular. Preferimos dizer que estamos estudando o que é... Está bem longe de ser fácil, eu falo pra todo mundo, é um novo processo de P4. Só que dessa vez de maior dimensão e com verba (risos). Estamos reunindo ideias, pesquisando nossos textos de base e cada vez mais descobrindo coisas novas e interessantes, pecinhas que apareceram no começo do processo e que entendíamos não ter muita relevância, hoje são muito importantes e talvez sejam usadas no final das contas. Tivemos sim o "Maçã" de experiência e ele nos ajuda muito, mesmo, a todo momento comentamos sobre, porque foi nossa primeira experiência com algo que nem tinha nome e depois foram nos dizer que era dança-teatro. Não temos pretensão de sermos "pinabauschianos", subliminares, "non sense", subjetivos demais... Todos os adjetivos que talvez nos deram, dão ou darão... Nossa pretensão é fazer nascer o que está sendo gerado com tanto carinho e coragem.



E como é trabalhar na Casa de Vidro (eles provavelmente estrearão lá, passando por um processo parecido com "Arritmia", que também foi apresentado lá)?

A Casa de Vidro é uma coisa louca, ela traz inspiração e ao mesmo tempo dificulta o trabalho, o que não é ruim, pelo contrário, faz com que o resultado seja mais satisfatório, no sentido de de darmos vida a algo já complexo "dança-teatro", num ambiente mais dificultoso ainda, é frio, não muito limpo e não tem João à vista para nos ajudar com o que falta... enfim, está sendo um grande aprendizado. 



Então anote na agenda para participar desta jornada: "Tar" estreia dia 11 de agosto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário