quarta-feira, 6 de julho de 2011

Meu primeiro estágio na Fundação

Por Joelma Schmidt

Há alguns dias atrás, fui convidada pela Suelen Almeida para fazer técnica no exercício cênico da turma 47, "Maçã". Como as provas estavam terminando aceitei, no dia da estréia cheguei três horas antes para receber as instruções, já estavam na metade do último ensaio geral, aquele corre de sempre e ainda faltava apertar vários parafusos...

Quando me entregaram o roteiro, confesso que bateu uma insegurança, pois eu daria suporte para a Érica Arnaldo na bilheteria, tarefa não muito simples, pois como o processo tratava da busca pela identidade, a retirada dos ingressos era feito dentro de uma Kombi antiga, onde, ao som de Edith Piaf, o público passava por um processo de identificação recebendo um novo RG.

A segunda tarefa era apoio no corredor, avisar a Lu quando deveria entrar, apagar o refletor quando Marcelo atravessasse a porta, recolher as roupas da Lu que seriam jogadas no corredor, ajudar aThalita a soltar a fita do cabelo passar a mesma no encosto da cadeira que ela usaria, dar um laço, quando uma escada saísse eu deveria cortar o elástico, varrer os cacos dos pratos que em determinado momento seriam quebrados no corredor (o barulho dos cacos sendo recolhido fazia parte da cena), descer um lance de escada acender o refletor da Thalita, subir, ascender o refletor do corredor e por último aparecer na porta e dizer: Boa noite meu nome é Joelma Schmidt sou atriz, mãe e gosto de varrer pratos (o varrer pratos fica por conta da minha ‘criativides’).

Foi paulera! Mas estou muito feliz! Fui muito bem recebida, conhecia apenas duas pessoas da turma, identifiquei-me tanto com o processo que me senti parte dele. Espero ter sido útil.

E você? Qual a sua utilidade?

Muito obrigada à Melissa Aguiar e turma 47



Joelma Schmidt é aluna do curso profissionalizante de Teatro da Fundação das Artes e integra a turma 50. Quer ver seu texto aqui? Mande para teatrofascs@gmail.com.

5 comentários:

  1. você é parte de tudo isso, muito obrigada por ter sido tão prestativa, pronta a ajudar. Como nós ouvimos sobre nosso exercício, você deixou 100% de vc lá, obrigada por ser tão importante para nós nun momento tão especial na nossa vida profissional.

    ResponderExcluir
  2. Realmente você fez parte do nosso processo, principalmente ao varrer os cacos de cada um de nós, elenco e platéia. Muitos entendiam, outros olhavam para a porta e questionavam: _ Como assim, uma cena tensa e de repente alguém lá fora varrendo e fazendo barulho? Enfim, tive o privilégio de conhecê-la um pouco e perceber que você dedicou-se em todos os seus afazeres, com muita agilidade, prestatividade, seriedade e sutileza. Conhecemos também a Geovana, muito linda e fofa. Muito obrigado! Abraços! Fábio Stancius - 47

    ResponderExcluir
  3. Muito muito muito obrigada!!!! Com certeza, vc deixou um pouquinho de vc, e levou um pouquinho de nós... Foi muito prazeroso o processo, as apresentações, tudo foi perfeito e saber q podíamos contar com vc, com a Erika, com o Bruno e com o Daniel, nos fez sentirmos mto mais seguros. Agradeço de coração a força de vcs!!!! E vcs fazem parte da Maçã, nosso objetivo é levar a Maçã para outros lugares e com certeza levaremos vcs juntos...
    bjssss Lu

    ResponderExcluir
  4. Jo, vc é linda. Muito orgulho de vc!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Jo, existem pessoas que nascem e gostam de ser platéia. Você assim que nasceu ja decidiu que faria parte do espetáculo da vida!
    Parabéns minha irmã, por ser uma pessoa tão dedicada em tudo oque faz.
    bjssss

    ResponderExcluir