segunda-feira, 3 de outubro de 2011

por Carolina Ferraresi

A luta pela Reforma na Fundação das Artes: últimas notícias

Nas últimas semanas, seguiram as negociações dos alunos pelo Movimento “Cultura é Educação”, com a Prefeitura de São Caetano do Sul, requerendo a reforma e ampliação da Fundação das Artes. No dia 13 de Setembro, alguns alunos se dirigiram à Câmara dos Vereadores da cidade, com o intuito de entregar a carta solicitando a Reforma. Fomos atendidos pelo assessor do vereador Paulo Pinheiro, Fernando, que nos pediu que retornássemos na semana seguinte, para conversarmos diretamente com o Vereador. Assim como o combinado, os alunos se dirigiram novamente à Câmara, e conversarm definitivamente com o vereador, que foi bastante receptivo e se mostrou solidário à causa. Lá, reafirmamos nossa intenção de entregarmos o abaixo- assinado e uma possível Manifestação Pública, caso nossos pedidos não fossem atendidos.

Uma semana depois, recebemos a notícia de que o sr. Paulo Pinheiro havia saído de seu Partido, o PTB, e seus funcionários haviam sido exonerados. Desta maneira, nossa preocupação agora era deixar claro que nossa luta não é partidária, e resolvemos conversar diretamente com o Chefe do Gabinete do Prefeito, Luiz Antonio Cicaroni, e o Presidente da Câmara dos Vereadores, Sidnei Bezerra, o Sidão da Padaria. Os alunos deixaram claro que nossos pedidos são de interesse público, e que nossa razão de procurá-los foi estabelecer um diálogo entre nós e o Prefeito.

Depois de nossa conversa, o vereador Sidão prometeu conversar com o Prefeito, e já nos adiantar uma resposta. No dia seguinte, como prometido, retornou o contato, e nos adiantou que a Reforma sairia, em março de 2012. Também sabemos que apenas a Reforma da Fundação não é de nosso interesse, se for esse o objetivo do Prefeito. Nossa luta é muito mais pela ampliação da Escola, para que ela possa oferecer conforto, acessibilidade universal e segurança para seus alunos, o que não é possível atualmente, dadas as condições já explicitadas anteriormente, e que não se cumprirá simplesmente com uma reforma.

Não iremos esquecer o prometido, e acompanharemos de perto as reuniões das Sessões da Câmara pelo fechamento do Orçamento para o ano que vem. Sabemos que uma data prometida não é garantia de cumprimento por parte da Prefetura, e devemos nos assegurar, oficialmente, da Reforma.

No próximo dia 8 de outubro, iremos realizar a contagem das assinaturas e ter uma prévia delas, às 10 horas, na Fundação das Artes. No dia 15 de outubro, já está agendado um Mutirão para conseguirmos mais assinaturas, e iremos até o Centro da cidade para arrecadá-las.

E assim, continuaremos acompanhando e fiscalizando a atuação dos responsáveis pelo bem-estar dos alunos da Fundação das Artes. Continuem acompanhando as próximas notícias.

Carolina Ferraresi é integrante da turma 46 de teatro da Fundação das Artes.

Um comentário:

  1. Muito bom! Sinal de que nossas reivindicações estão surtindo efeito. Só precisamos agora que essa promessa seja oficializada pelo prefeito para que não ocorra como ocorreu da última vez.

    ResponderExcluir